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O Ministro da Educação e Habilidades da Irlanda anunciou o teste da Escola Inclusiva Modelo após a visita de um Consultor Especialista em Catalisador para Educação Inclusiva.

O Conselho Nacional de Educação Especial da Irlanda convidou Jody Carr, consultor especialista em educação inclusiva da província canadense de New Brunswick, juntamente com Kendra Frizzell, Diretora da Nashwaaksis Middle School, e Kim Korotkov, Diretora de Serviços de Apoio à Educação do Departamento de Educação de New Brunswick, para apresentar o internacionalmente reconhecido Modelo de Educação Inclusiva Modelo e Serviços Integrados de New Brunswick à diretoria do Conselho Nacional de Educação Especial.

Por meio do exemplo modelo da abordagem canadense "sem aulas especiais, sem escolas especiais", o Sr. Carr e a delegação canadense foram capazes de explicar os valores subjacentes e o sucesso do sistema de Educação Inclusiva de New Brunswick e demonstrar o aprendizado inclusivo na realidade.

A delegação canadense também participou de um simpósio de parceiros educacionais, incluindo educadores, sindicatos, defesa da família e acadêmicos, organizado pelo Conselho Nacional de Educação Especial da Irlanda. Além disso, foram realizadas reuniões com altos funcionários do Departamento de Educação e da Autoridade Nacional de Deficiência.

O sr. Carr dedicou um tempo especial para se reunir com a última ex-presidente da Inclusion Europe, Maureen Piggot, e proporcionou um seminário de duas horas com funcionários e representantes da Inclusion Ireland. O sr. Carr deu uma palestra intitulada 'Educação Inclusiva: Lições do Canadá' na Escola de Educação, Trinity College, da Universidade de Dublin, onde sua colega Kendra Frizzell fez uma apresentação categórica sobre educação inclusiva em ação.

Menos de uma semana depois, o ministro irlandês da Educação e Habilidades, Joe McHugh T.D., anunciou uma experiência piloto da Escola Inclusão Modelo em 75 escolas. O modelo é um novo pacote de apoio à educação e saúde baseado em pesquisas que visa aumentar a capacidade das escolas de incluir crianças com necessidades adicionais e fornecer outros apoios aos alunos.

O Ministro McHugh disse: "A inclusão e o acesso são um valor essencial do nosso sistema educacional. Queremos que toda criança tenha a oportunidade de aprender e desenvolver o melhor que puder e obter os apoios necessários para isso."

O anúncio da experiência de escolas mais inclusivas é um passo para alinhar a Irlanda ao Artigo 24 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

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